Just One Look Great NonProfits badge  
Subscribe to our free newsletter.

Como se livrar de uma vez por todas do medo da vida e encontrar satisfação usando um simples ato de olhar para dentro de si mesmo

John Sherman

english        

 

 

Quando focalizamos a nossa atenção em alguma coisa que está presente em nossa consciência estamos olhando. Fazemos isso naturalmente. Por exemplo, neste momento, enquanto você lê este texto, sua atenção está concentrada nas palavras, enquanto você ignora tudo mais ao seu redor, em graus variados.

1. Perceba que você é capaz de mover a sua atenção para onde quiser

Agora afaste o foco da sua atenção deste texto por um momento e dirija-o para a sensação da sua respiração, do ar que entra e sai de seu corpo. Inspire, expire.

No momento em que terminar uma expiração, conte silenciosamente, para si mesmo: 1.

Inspire. Expire. Quando a expiração terminar, conte em silêncio para si mesmo: 1.
Inspire. Expire. Quando a expiração terminar, conte em silêncio para si mesmo: 2.

Continue contando cada expiração até chegar a 10, e então comece contando de novo a partir de 1. Se perder a conta, simplesmente comece de novo partir de 1.

Faça isso durante um minuto e então volte para este texto e continue lendo.

Não pule este passo.

2. Mova o foco da sua atenção para a sensação de "eu".

Da mesma maneira que você moveu o foco da sua atenção para a sua respiração, transfira o foco da sua atenção para dentro de si mesmo e tente encontrar a sensação de ser você. O que você chama de eu.

Você está buscando a sensação de si mesmo e não os pensamentos, emoções e sensações que vêm e vão dentro de você.

Você não tem como falhar. Lembre-se: o que você está procurando é você mesmo, e você tem que estar aqui. Você nem precisa saber que conseguiu ou se lembrar da sensação de tocar a si mesmo. Você só precisa seguir as instruções que estou lhe dando aqui.

Se você não está seguro de que conseguiu ter um gostinho de si mesmo, o que se segue pode ajudar.

Tente evocar a lembrança de um momento na sua infância. Pode ser qualquer coisa. Veja se consegue se lembrar qual era a sensação de ser você naquele momento.

Se você conseguir, verá imediatamente que a sensação de ser você naquela época é idêntica à sensação de ser você agora, não é? Dê uma olhada, verifique. É a mesma sensação de mim mesmo.

Este é o simples ato de olhar para dentro de si que é a solução real para a experiência comum de que a vida é cheia de miséria e insatisfação.

Se você seguiu estas instruções, você acaba de realizar o ato de olhar para si mesmo e deu início a um processo que eventualmente o levará à sanidade mental e à atisfação.

Com o tempo, a sua relação com a sua própria vida vai se transformar. As coisas que costumavam enlouquecê-lo não terão mais o mesmo efeito sobre você. Os padrões de comportamento neuróticos e as reações auto-destrutivas serão substituídos por padrões mais positivos e reações não-destrutivas.

A distância entre você e a vida diminuirá e, aos poucos, será substituída por um novo tipo de intimidade com a sua própria vida.

É isso mesmo. E tudo começa com apenas um olhar.

Muito obrigado pelo seu tempo e a suua atenção. Desejo-lhe boa saúde e uma vida cheia de satisfação.

Tradução de Carla Sherman.