Just One Look Great NonProfits badge  
Subscribe to our free newsletter.

Método Just One Look (Apenas Um Olhar): Instruções completas


english italiano        

 

Preparação: Aprenda a mover a sua atenção aonde você quiser com a prática da Atenção Auto-Dirigida

Quando você tiver aprendido a controlar o foco da sua atenção e tomar o controle da sua mente, tudo na sua relação com sua prórpia vida vai mudar para sempre.

Este exercício vai prepará-lo para olhar para si mesmo, que é o primeiro passo no Método Just One Look (Apenas um olhar).

A prática da Atenção Auto-Dirigida é pode ser muito difícil de dominar, mas só porque não estamos acostumados a fazê-lo. Na maioria das vezes, antes de conhecer o nosso trabalho, a maioria de nós nem sabe que podemos controlar nossa atenção. Até parece que a atenção tem vontade própria. Mas nós lhe prometemos que você vai conseguir. E prometemos também que você vai celebrar quando descobrir que tem o controle da sua mróepia mente.

Agora sente-se, feche seus olhos, e concentre-se na sensação do ar enquanto sai do nariz na expiração. Passe algum tempo, dez minutos, só tentando sentir esta sensação. Você pode fazer só isso na primeira vez.

Na próxima vez, tente contar as expirações. Toda vez que o ar sair do seu nariz, conte a expiração mentalmente. Com a primeira expiração, diga a si mesmo silenciosamente: 1; com a segunda expiração: 2. Até chegar a 10.

Para dizer a verdade, você provavelmente não conseguirá contar além de 1 ou 2 sem ser distraído por pensamentos. Por exemplo, você poderá perceber que está pensando que esse exercício é estúpido e você nunca conseguirá fazê-lo corretamente. Ou que é fácil demais, e não vai ajudar em nada.

É ainda mais provável que você descubra que a sua atenção foi capturada por uma multidão de pensamentos que engoliram a sua intenção.

Quando perceber que está prestando atenção a qualquer coisa que não seja a sensação do ar morno na expiração e a sensação do ar fresco na inspiração, você verá que não está mais fazendo o exercício. Pare imediatamente. Não se critique, não diga a si mesmo que não consegue fazer o exercício, etc. Pare e imediatamente dirija sua atenção para a respiração e comece a contar novamente a partir de 1. Sem julgamento.

O objetivo não é chegar a 10. O objetivo é perceber quando você se afastou do ponto de foco (a respiração) e então deliberadamente decidir move sua atenção de volta à sensação da respiração em suas narinas e começar a contar a partir de 1. É esse movimento consciente e deliberado de começar de novo do começo que conta.

Tire pelo menos 10 minutos por dia para fazer este exercício, quando você acordar ou antes de ir dormir. Ou ambas as vezes. Use um despertador para saber quando se passaram 10 minutos.

Talvez você tenha que recomeçar contando a partir de 1 durante algum tempo. Isso é completamente normal. Não force as coisas, não se empenhe demais. Seja paciente consigo mesmo. Esse exercísio pode parecer incrivelmente difícil no início. Mas conforme se tornar mais fácil, você conseguirá contar até 10 e fará o exercício com mais frequência. Não demorará muito e você começará a ver o benefício real desse exercício em sua vida.

Faça isso durante uma semana. Quando estiver confiante de que adquiriu um certo controle sobre sua atenção, avance para o Primeiro Passo.

 

Primeiro passo: Olhe para si mesmo

Da mesma maneira que você dirigiu sua atenção para a sensação da respiração ao passar pelas suas narinas, dirija o foco da sua atenção para dentro de si mesmo, em busca da leve sensação de ser você. O que você chamaria de eu, mim mesmo.

O que você está procurando é a simples sensação de ser você. Não são os pensamentos, as emoções que vêm e vão em você, nem quaisquer ideias sobre sua natureza que você ouviu ou leu em algum livro.

Este simples ato de olhar para dentro de si mesmo, para a sensação de ser você, a sensação que você chamaria de eu, dissolve automatica e instantaneamente o pano de fundo de ansiedade, desconfiança e insatisfação que é a experiência da vida para a maioria de nós.

Se for feito corretamente, apenas um olhar é suficiente. Mas como este é um movimento incomum da atenção e não estamos acostumados a fazê-lo, é difícil saber se foi feito corretamente. Nós o aconselhamos a continuar tentando sentir a sensação de ser você sempre que sentir vontade de fazê-lo. Faça esse movimento da atenção até ficar satisfeito. Isso não irá prejudicá-lo e poderá até proporcionar algum alívio no momento. É um lugar seguro para colocar sua atenção.

Com o tempo, conforme começar a ver as mudanças em sua mente, você simplesmente perderá o interesse em fazer o ato de olhar para si mesmo, já que na verdade você está presente o tempo todo.

 

Segundo Passo: Exercício da Atenção Auto-Dirigida

Após olhar para si mesmo pela primeira vez, você poderá sentir alívio, leveza e uma sensação de que tudo está indo muito bem durante dias, semanas ou até mesmo meses. Depois disso, poderá haver um período de confusão psicológica no qual os velhos padrões de pensamento e comportamento poderão reaparecer.

Se você não prestar atençào a eles, eles morrerão de fome. Eles vivem da energia que você lhes dá e nada mais.

Consideramos este período de confusão como a recuperação de uma doença psicológica autoimune e a recuperação pode ser muito difícil. Mas depois que a confusão se dissipar, você nunca se arrependerá de ter seguido este caminho.

A melhor maneira para enfretar essa fase difícil é continuar a prática diária do Exercício da Atenção Auto-Dirigida. Esta prática o ajudará a fortalecer seu controle sobre as coisas às quais você presta atenção e o ajudará a desenvolver auto-suficiência e confiança em si mesmo.

Depois de algum tempo de prática, se prestar atenção, você começará a perceber que agora existe um pequeno espaço entre você e seus pensamentos e sentimentos. Um espaço pequeno mas suficiente para você vê-los pelo que são.

Eles são todos meros pensamentos. Eles não são você. Você pode olhar para eles e recusar-se a prestar atenção a eles.

A verdadeira vastidão de uma mente que se livrou do medo da vida e adquiriu controle sobre si mesma com o Método Just One Look não tem limites naturais.

Veja instruções mais detalhadas para o eExercício da atenção auto-dirigida aqui.

Como você pode ver, as instruções são muito simples. Se você deixar de lado tudo que sabe por algum tempo e se concentrar em seguir as instruções, tudo vai dar certo. Mas até mesmo as instruções mais simples podem ser mal entendidas por causa de ideias e conceitos prévios que todos carregamos conosco.

Você encontrará ajuda e apoio do próprio John Sherman em reuniões online todas as quartas-feiras, em uma sessão particular com John, e postando suas perguntas no Just One Look Forum (Fórum Apenas Um Olhar) . Se você não tiver certeza de que conseguiu seguir as instruções, não hesite em pedir ajuda.

Acima de tudo, o que queremos é que você se liberte do medo e do sofrimento o mais rápido possível e faremos tudo que for possível para não deixa niguém para trás.

Como usar a Atenção Auto-Dirigida na vida cotidiana

Lookers Tell Their Stories ebook

Lookers Tell Their Stories (Histórias de olhar para si memo)

O nosso novo ebook contém 125 relatos de pessoas em todo o mundo que usaram o método Just One Look para eliminar a fundação de medo que reside no fundo da mente para a maioria de nós, e estão vivendo a vida de uma maneira completamente nova e inesperada. Faça o download do seu ebook hoje mesmo.

 

Leia um relato de um veterano da guerra do Vietnam que sofria de TEPT (transtorno do estresse pós-traumático) com tradução automática pelo Google Tradutor.

Leia um relato de alguém que sofria de transtorno bipolar com tradução automática pelo Google Tradutor.

Leia mais relatos e conversas no Fórum Apenas Um Olhar com tradução automática pelo Google Tradutor.