Just One Look Great NonProfits badge  
Subscribe to our free newsletter.

Atenção autodirigida

John Sherman

english        

 

 

Nosso objetivo com este exercício é cultivar a habilidade que é mais útil no desenvolvimento da capacidade pessoal de confiar no próprio julgamento durante o período difícil que se segue ao colapso do contexto de medo que até então moldara todos os aspectos e mecanismos psicológicos da sua mente.

O contexto de medo da vida controlou o desenvolvimento de todos os aspectos e todos os mecanismos psicológicos da sua mente desde o início.

A maneira mais eficaz para desenvolver esta capacidade de confiar no próprio julgamento é o treinamento da sua habilidade em dirigir e focalizar a sua atenção deliberadamente. Este exercício vai fortalecer a sua capacidade de focalizar a sua atenção em um único objeto, ignorando tudo mais, para desenvolver sua habilidade natural no uso inteligente desse poder.

Faça este exercício durante 10 minutos de cada vez. Use um despertador para saber quando os 10 minutos tiverem passado.

O único requisito em relação à postura é que você esteja confortável o bastante para conseguir ficar sentado durante 10 minutos. Não há necessidade de prestar atenção à sua postura. Basta sentar-se confortavelmente. Seus olhos podem ficar abertos ou fechados.

Usamos a respiração neste exercício porque ela acontece por si mesma e não requer a sua atenção consciente para continuar.

Sente-se em silêncio e comece a prestar atenção à sua respiração, conforme ela entra e sai do seu corpo. Não faça qualquer esforço para controlar ou monitorar a maneira como a respiração acontece; simplesmente observe a sensação do ar conforme ele passa pelas narinas, entrando e saindo do corpo. A sensação é fresca quando o ar passa pelas narinas ao entrar no corpo e morna quando sai do corpo. É a esta sensação em suas narinas que você vai prestar atenção e é nela que você vai se concentrar.

Tente criar um foco concentrado na sensação da respiração entrando e saindo do nariz. Com cada expiração, conte mentalmente: 1, 2, 3... A primeira expiração é 1; a segunda expiração é 2, e daí por diante. Você vai contar até 10.

Se durante a contagem você perceber que a sua atenção foi distraída e agora você está prestando atenção a alguma coisa que não seja a sensação da sua respiração, por exemplo, uma sensação física, uma cadeia de pensamentos, um som, ou alguma coisa atravessando o seu campo de visão, simplesmente diga para si mesmo internamente: Distraído(a). Então dirija a sua atenção de volta para a respiração e comece a contar de novo a partir de 1. Se chegar a 10, comece novamente, contando a partir de 1.

Faça isso durante 10 minutos de cada vez, pelo menos uma vez por dia. No começo, você provavelmente não conseguirá contar além de 2 ou 3. Não desanime. Continue tentando, não desista. Mesmo se você parar em 2 ou 3 e começar de novo a cada vez, o trabalho será feito. Com o tempo, a sua capacidade de concentrar a sua atenção vai melhorar. O objetivo aqui não é chegar a 10; o objetivo é desenvolver e fortalecer a sua capacidade de concentrar a sua atenção deliberadamente, da mesma maneira em que você faria levantamento de pesos ou flexões para desenvolver e fortalecer os seus músculos.

Para usufruir completamente dos benefícios deste exercício, antes você precisa olhar para si mesmo. Você pode seguir minhas instruções e olhar para si agora mesmo:

Como olhar para si mesmo diretamente.